Visita domiciliar facilita atendimento a pacientes da USF Fátima II
A visita de um agente comunitário, de enfermeiro e de um médico a uma residência onde existe paciente acamado ou com dificuldades de locomoção é um dos mais importantes serviços oferecidos pela Unidade de Saúde da Família do Fátima II (USF - Fátima II), da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. A unidade mantém cerca de oito mil pacientes no cadastro, e se por acaso, qualquer um deles não comparece à consulta, previamente agendada, seja para um curativo ou teste de glicemia, um profissional de saúde vai até casa e, a depender do caso, realiza o procedimento.
A enfermeira assistencial e gerente da USF Fátima II, Jilvane Chaves, explica que a preocupação da equipe em atender o paciente em domicílio é uma rotina da unidade e tem dado certo, porque, além de integrar o Programa de Qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), essa ação “cria um vínculo de confiança entre a comunidade e o profissional que tem a responsabilidade de cuidar da saúde e do bem estar de seus pacientes”.
“Nem sabia que tinha diabetes. Uma equipe da unidade de saúde me visitou, fez o teste e hoje tenho atendimento e remédio garantido”, afirma a aposentada Marisa Oliveira, 74 anos, residente na Rodovia Itabuna – Ilhéus, em área de abrangência dos serviços da USF Fátima II.
Outro programa que a gerente diz ser o orgulho da equipe é o “Ei, Psiu!”, que visa detectar diabetes em crianças na escola, através de exames de glicemia. Os pais também são orientados por profissionais multidisciplinares sobre os cuidados, inclusive com a alimentação. O programa, que se tornou uma referência, conta com o apoio de uma organização alemã, que fornece equipamentos como balança específica, fitas para medição de glicemia, cartão de controle e folhetos que indicam sintomas da doença nas crianças.
A USF Fátima II mantém uma agenda semanal que facilita o atendimento de usuários e pacientes cadastrados. Na segunda-feira, por exemplo, são realizados testes rápidos de HIV, atenção ao hiperdia (para portadores de diabetes e hipertensão arterial), mamografia, citologia, planejamento familiar e medicação. Todos os dias são realizados curativos, teste do pezinho e vacinação, inclusive para gestantes.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, vem intensificando as ações para a ampliação e melhoria dos serviços prestados pela atenção básica nas unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF), incluindo a reforma dos prédios, aquisição de equipamentos para consultórios odontológicos, aparelhos de ar condicionado, computadores e móveis, além de medicamentos para as farmácias das próprias unidades.
Bicalho diz que o programa de qualificação do SUS está sendo implantado à medida que os prédios das UBS e USF são reformados, gradativamente em função da poucas verbas destinadas ao setor, um problema presente na maioria dos municípios brasileiros. O secretário reconhece o desafio de cuidar da saúde pública, mas diz que a gestão não pode se intimidar diante das dificuldades em promover, proteger e recuperar a saúde, garantindo atenção qualificada e permanente ao cidadão. “Com o programa de qualificação é possível a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade do serviço na atenção básica”, concluiu. A USF- Fátima II funciona no prédio anexo ao Lar dos Idosos Doutor Baldoino Azevedo, na Rua São Francisco, no bairro de Fátima, em Itabuna.